Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SUINDARA

Seu nome científico é Tyto alba da ordem dos Strigiformes e da família Tytonidae. A suindara é também conhecida como coruja-de-igreja, pelo hábito de constrir o seu ninho em campanários. É uma ave de rapina noturna, que mais parece um fantasma voador, e cujo piado lúgubre já espalhou terror entre muitas pessoas. Isso fez com que ela fosse caçada impiedosamente. Mas a sua importância para o equilíbrio na natureza foi finalmente reconhecida: ela alimenta-se de roedores, sobretudo os que ameaçam as lavouras.

Além de campanários, a suindara escolhe outras construÇões para fazer seu ninho ou se abrigar. Perto dos pousos mais usados acumulam-se corras formadas de ossos, penas e pêlos que ela ingere junto com o alimento, mas que depois regurgita.

Ficheiro:Grass Owl adult.jpg
Tytonidae (conhecidas popularmente por suindaras) é uma das duas famílias de aves que inclui diversas espécies de corujas, a outra sendo a Strigidae. Elas são de tamanho médio para grande, com grandes cabeças no formato característico de "coração". As suindaras incluem duas sub-famílias: Tytoninae e Phodilinae.
O registro fóssil das suindaras começa no Eoceno, com a família perdendo espaço para as corujas verdadeiras (Strygidae) após a disseminação dos roedores e corujas no Neogeno. Existem duas subfamílias conhecidas apenas através do registro fóssil: a Necrobyinae e a Selenornithinae.
As suindaras tem larga ocorrência, estando ausentes apenas no extremo norte da América do Norte, da África saariana e de latitudes temperadas nos trópicos. A maioria das 16 espécies de suindaras é pouco conhecida e algumas, como a coruja-vermelha-de-madagascar, são raramente vistas ou estudadas desde a sua descoberta, em contraste com a suindara comum, que é uma das espécies mais conhecidas do mundo. Algumas subespécies provavelmente mereciam ser espécies separadas, mas não há estudos suficientes a este respeito.
Cinco espécies de suindaras estão ameaçadas, e algumas espécies insulares se tornaram extintas, como a Tyto letocarti. As suindaras são principalmente noturnas e não migratórias, vivendo em casais ou solitárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário